Criado pelo americano William George Morgan, no clube Associação Cristã de Moços, nos EUA, o vôlei é o segundo esporte mais popular do Brasil. Quando as primeiras regras foram divulgadas, em 1897, a modalidade era praticada em locais abertos (parques e praias) e em locais fechados (quadras e ginásios). No Brasil, o esporte trouxe vários títulos e revelou grandes atletas, seja na categoria masculina ou feminina. Mas, para praticar essa modalidade de maneira correta, é necessário seguir as regras oficiais, principalmente, em relação às características das quadras nos ginásios.

quadra

As características das quadras do vôlei, assim como as regras do esporte, foram aprovadas no 32º Congresso da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que aconteceu em Dubai, em 2010.

volei

Para o vôlei de quadra, as regras definem como a área do jogo os seguintes espaços: a zona livre e a quadra do jogo. Ela, obrigatoriamente, deve ser retangular e simétrica. A quadra de jogo, que é conhecida por ter um formato de retângulo, mede 18m x 9m. Ela é circundada por uma zona livre que, no mínimo, em todos os lados, deve possuir 3m de largura.
O espaço sobre a área do jogo é denominado de ‘espaço livre de jogo. Como característica marcante, é um lugar onde não tem obstáculo na quadra. De acordo com as regras, desde a sua superfície, deve ter, no mínimo, 7 m.

volei 2

3 – Para evitar lesões nos jogadores, a superfície da quadra também deve seguir alguns critérios. Ela tem que ser plana, horizontal e uniforme. Além dessa determinação, as quadras não podem ter uma superfície rugosa ou escorregadia, o que é proibido no esporte.
Há regras também para as cores da superfície da área de jogo, que devem ser pintadas com cores claras

4 – A quadra de vôlei é dividida em três linhas. São elas: Linhas de delimitação, linha central e de ataque. Todas têm uma largura de 5cm e uma cor clara, que ajuda a diferenciar a cor do piso da quadra e de outras linhas.
As linhas de delimitação são duas linhas laterais e duas de fundo que determinam as dimensões da quadra. Já as linhas centrais são responsáveis por dividir a quadra de jogo, em duas quadras com medidas semelhantes, por 9m x 9m. Para melhor localização, essa linha é aquela que está estendida sob a rede, de uma linha lateral até a outra. Por último, a linha de ataque está localizada há 3m de distância do eixo da linha central, marcando, assim, a zona da frente.

5- As quadras de vôlei também são dividas por quatro zonas. A zona de frente tem a sua limitação passando pelo eixo da linha central e extremidade posterior da linha de ataque. Assim como o espaço entre as linhas laterais até o final da zona livre, a zona da frente é conhecida por ser uma prolongada indefinidamente..
A zona de ataque está localizada em uma área com 9m de largura, mais precisamente, atrás de cada linha de fundo, que possuem duas pequenas linhas de 15 cm. A outra zona é de troca de líbero, que é possível encontrá-la perto do banco de reservas. O seu espaço começa na extensão da linha de ataque e vai até a linha de fundo, que está incluída também na Zona livre. Já a zona de substituição é caracterizada, segundo as regras, como um prolongamento imaginário. A sua localização está registrada entre as linhas de ataque até a mesa do apontador.

6 – Para as áreas de aquecimentos, os responsáveis pelos ginásios devem deixar um espaço de cerca de 3m x 3m. Essa área pode ser encontrada nos cantos da área de jogo, ao lado do banco, fora da zona livre.
A última área a ser destacada é a de penalidade, que fica localizada na área de controle, com a medida de 1 x 1m. Em seu espaço, ela tem duas cadeiras que ficam do lado externo do prolongamento de cada linha de fundo, que deve ser vermelha e com apenas 5 cm de largura.

Link do texto: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/quadra-de-volei-caracteristicas