Localizada na região norte do país, à margem esquerda do Rio Negro, Manaus possui quase dois milhões de habitantes. Com um clima equatorial úmido, a temperatura anual, em média, é de 27º. A cidade tem pontos turísticos importantes para a história do Brasil como a Alfândega, um dos primeiros prédios a serem construídos no país com blocos em pedra, e o encontro das águas dos Rios Solimões (uma água barrenta) e Negro (água escura), que formam o Amazonas. Manaus ainda contém diversos atrativos naturais e históricos.


manu

Uma boa dica para quem gosta de elementos medievalistas e renascentistas é o conjunto arquitetônico da Alfândega. Construído em 1906 é um dos pontos turísticos mais importantes de Manaus. Em meio à modernidade da cidade, a estrutura do edifício, que possui blocos de tijolos aparentes, pré – montados e originários da Inglaterra, tem o seu formato preservado até hoje

alf

O famoso encontro das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Amazonas está localizado entre os municípios de Tabatinga (AM) e Manaus (AM). Este trecho é conhecido como Rio Solimões.
A beleza desta junção é justificada porque os dois rios correm lado-a-lado, sem se misturar. A distância percorrida varia entre 06 a 18 kms, dependendo da época do ano. Isso é possível porque os dois rios possuem diferentes temperaturas, densidades e correntezas das águas. Para aproveitar a visita, as agências de turismo oferecem passeios entre os encontros.

rio

Criado em 1902, o Porto de Manaus também é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ele está localizado nas margens do Rio Negro e tem oscilações de acordo com as águas do rio que sobem ou descem.

manaus-pos_1354720656189

4 – O Parque Ponte dos Bilhares é um dos locais da cidade de Manaus para divertir e acompanhar diversas atrações culturais. No parque, o turista tem acesso a café-bar, pizzaria, sorveteria, tacacaria, biblioteca, teatro de arena, quadras esportivas polivalentes, campo de futebol de areia, campo de futebol society, equipamentos para ginástica, praça de skate, lago artificial, playground, pista para caminhada e bicicleta, entre outros serviços. Localizado nas margens do igarapé do Mindú, entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, o espaço resgata o período quando os bondes trafegavam na cidade e a Ponte dos Bilhares era a última parada.

5 – Para conhecer o meio ambiente amazônico, o Bosque da Ciência é o lugar ideal. No local, o visitante tem acesso a viveiro de ariranhas, tanque do peixe-boi, condomínio das abelhas, trilhas educativas, viveiro de jacarés, jardim botânico, trilha suspensa, fauna livre, orquidário, bromeliário e a Casa da Ciência.
O bosque está localizado nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Link do texto: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/pontos-turisticos-de-manaus