palacio

Com uma programação cultural variada com exposições, danças e teatro para todas as idades, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, também possui estrutura para shows de artistas consagrados. O espaço já recebeu nomes como Chico Buarque e Caetano Veloso. Conheça, neste artigo, a estrutura dessa casa de espetáculo. Palácio das Artes BH, confira mais.

Conheça A História Do Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado, popularmente conhecida como Palácio da Artes, está localizada no centro de Belo Horizonte e é considerada, por muitos, como uma das melhores casas de espetáculos da América Latina, possuindo uma grande estrutura para receber diversas atrações culturais.

As obras para a construção do Palácio começaram em 1942. O famoso arquiteto, já falecido, Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto original que, depois de um tempo, precisou ser ajustado pelo arquiteto Hélio Ferreira para que a nova estrutura atendesse as exigências da época. Tudo parecia caminhar muito bem, mas devido a várias interrupções, a obra só foi concluída em 1971, ano de sua inauguração.

A Fundação Palácio das Artes teve este nome durante sete anos, até que, uma lei o alterou para Clóvis Salgado (1906-1978), que foi um mineiro, da cidade de Leopoldina, que lutou muito para conseguir o reinicio das obras do Palácio.

Palácio das Artes Tem Estrutura Para Várias Atrações Culturais

Com uma área de 18,5 mil metros quadrados, o Palácio das Artes tem uma ótima estrutura para vários tipos de atrações culturais. São duas salas de teatro que estão disponíveis para apresentações de artes cênicas, música e dança; uma sala de cinema, quatro galerias de artes plásticas, além do Centro de Artesanato Mineiro. O Palácio contém também recursos cênicos e acústicos com boa qualidade para montar shows da música popular brasileira e até óperas.

Atualmente, o ‘Grande Teatro’ é o local mais famoso do espaço, possui 1.700 lugares, sendo 12 para pessoas com deficiência. Já recebeu mais de duas mil atrações, entre elas, artistas nacionais e internacionais como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Johnny Mathis, Charles Aznavour e Charles Mingus. O acesso para pessoas com deficiência é bem tranquilo, tanto no Palácio, como no teatro, que possuem uma rampa na entrada principal. Para a comodidade do público, cadeiras de rodas podem ser solicitadas na recepção e também há no local dos banheiros especializados.

No saguão de entrada tem um balcão para informar sobre a programação de eventos, bares, restaurantes, hotéis, roteiros e os pontos turísticos de Belo Horizonte. No Palácio das Artes, o visitante ainda tem a disposição uma livraria e um restaurante/café.

Informações De Contato

Cercado pela belíssima paisagem do Parque Municipal, o Palácio das Artes está localizado no Centro de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, nº 1.537. Para saber mais informações sobre a programação e venda de ingressos, acesse o site oficial ou ligue para o telefone (31) 3236-7400.