Qual habilidade no futebol você gostaria de ter? O forte chute do Roberto Carlos, as arrancadas de Neymar ou os dribles geniais de Ronaldinho Gaúcho e Messi? A escolha é difícil, mas, para conseguir melhorar no futebol e se tornar um jogador diferenciado, como eles, é necessário treinar muito e, principalmente, cuidar da saúde. Isso é importante porque o seu corpo terá disposição para enfrentar os 90 minutos da partida. Neste artigo, separamos algumas dicas básicas, que irão ajudá-los a se destacar nos jogos da sua equipe ou nas peladas com amigos

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Para melhorar no futebol, o jogador deve praticar alongamentos e exercícios físicos, que ajudarão a aumentar a sua agilidade e força para suportar os 90 minutos de uma partida de futebol. Esses exercícios são bem simples, não exigem muito esforço e nem a utilização de vários aparelhos para musculação.

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2 – Um exemplo desse exercício é o Extensão com caneleira. Em um ambiente tranquilo, coloque uma caneleira em um dos tornozelos de sua preferência. Depois de colocar esse material, deve ser realizada a flexão e a extensão da perna. Para se ter uma ideia, a sequência dos movimentos é semelhante a um chute na bola. Em seguida, coloque a caneleira na outra perna para praticar o mesmo movimento, que deve ser repetido em três séries.

3 – Outro exercício que pode ser praticado é o Elevação com halteres – que é um aparelho muito utilizado nas academias. Para essa atividade é necessário ter uma espécie de degrau como, por exemplo, um Step. Ao ficar de frente para o Step, o jogador de futebol deve segurar um par de halteres próximo ao seu corpo. Depois, coloque um pé no bancoe o pressione até o calcanhar para elevar o corpo. Quando o joelho ficar levantado em 90 graus, volte à posição inicial. Isso deve ser realizado em duas séries com 12 repetições.

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4 – Para melhorar no futebol, a alimentação adequada, acompanhada de preferência por um nutricionista, também é essencial. Isso porque, ela reduz o cansaço, aumenta o tempo de atividade, recupera os músculos após o treino e, principalmente, traz uma qualidade de vida melhor para o jogador. Muitos alimentos baratos estão nesta lista. São eles: carboidratos (pães, arroz, batata e frutas); proteínas (carnes, ovos, nozes e castanha; vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes).

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5 – A velocidade também é importante para um atleta melhorar no futebol, mas, neste esporte, é necessário ficar atendo a uma recomendação. Ser o mais ligeiro em campo, não significa ser o mais veloz. Isso porque, a velocidade dos jogadores não é definida pelo tempo que ele demora de uma área até a outra em um contra- ataque. Mas, se ele consegue entender o jogo e resolvê-lo imediatamente.

Kaka

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