Com a evolução da internet e a correria do dia – a dia, muitas atividades para as crianças foram desaparecendo ao longo do tempo. Antigamente, a criatividade precisava ser colocada em prática, já que não tinha muitos aparelhos tecnológicos à disposição da criançada. Materiais como bola, bandeira ou anel eram suficientes para criar uma nova atividade. Neste artigo, você encontrará algumas que podem ser praticadas tanto na rua como em casa, em dias de chuvas ou com alta temperatura, por meninos e meninas.

ativi

1 – Para incluir a brincadeira “rouba bandeira” na lista de atividades para crianças, é necessário ter uma bola ou bandeira e dois times em um pequeno terreno. A regra é muito simples. Os jogadores são divididos em dois grupos com a mesma quantidade de participantes. No final de cada espaço destinado aos times, é colocada a bandeira. Ela deve ser protegida por todos da equipe, já que o vencedor do jogo é aquele que conseguir roubá-la do outro grupo, sem ser tocado por nenhum adversário. Se isso acontecer, ele deve ficar imóvel, até que o seu colega de equipe possa salvá-lo com um simples toque em qualquer parte do seu corpo. Além de “roubar a bandeira”, o jogo pode ser resolvido de outra forma. O grupo que possuir uma quantidade menor de membros presos também pode vencer a partida.

rouba-band_1354915979341

2 – Diferente do “rouba bandeira”, a brincadeira de “Passar anel” é uma atividade para crianças bem tranquila. Os participantes precisam ficar com as mãos juntas. No começo do jogo, uma pessoa é escolhida para ficar com um anel nas mãos e, cuidadosamente, ela deve passar suas mãos dentro das mãos dos outros participantes. Durante esta prática é necessário escolher uma pessoa para deixar o anel cair em suas mãos. Isso deve acontecer sem que os outros percebam. Depois, um participante será escolhido para adivinhar onde está o anel. A seguinte pergunta deve ser feita: “fulano, com quem está o anel?”.

passar anel

3 -Outra atividade para crianças bastante divertida é o “Elefantinho Colorido”. Depois de formar uma roda, um dos participantes fica no meio dela. Para começar o jogo, ele precisa perguntar: – “Elefantinho colorido”. Todos que estão na brincadeira respondem “- Que cor ?”. Se a cor escolhida for azul, os participantes precisam correr até encontra-lá para ficarem salvos. A criança que não conseguir achar uma cor azul pode ser pega pelo “Elefantinho”, – que é aquele que estava no meio da roda – e, como consequência, virar o novo representante do animal. Essa atividade precisa ser realizada em um local grande, com muitas cores e também muitos participantes, no mínimo, 3.