passa

 Seja na Terra, na água ou no mar, a Amazônia, que está localizada no norte do país, é a maior floresta tropical  do mundo e tem o maior ecossistema de todo o planeta, que possui diversas espécies de animais como Anta, Araras, Besouro – gigante, Cobras e Cachorro – vinagre. Porém, diante de tanta beleza, existe um problema: a extinção.Atualmente, causas naturais e ações do homem como a caça, por exemplo, são os responsáveis por isso.

cachorr


Diferente dos cachorros domésticos, os vinagres andam em bandos e tem muita facilidade para nadar. Essas características são positivas porque ajudam a defender a sua espécie. Quando eles se sentem ameaçados por predadores, se tornam perigosos. No entanto, ao se encontrarem com uma presa, se dividem em grupos e começam uma perseguição, que só termina quando conseguem cercá-la.

Os cachorros – vinagres se alimentam de crustáceos, pequenos vertebrados e até de pacas e capivara. Hoje, eles estão registrados na lista de animais ameaçados de extinção.

besou

O besouro – gigante também vive na Amazônia. Por causa do seu volume é o maior besouro do mundo e também o maior inseto, podendo chegar a 22 cm e 70 gramas. É encontrado em lugares que tem alta temperatura e muita comida porque são fatores que ajudam em seu desenvolvimento.

outro

Considerado um dos pássaros mais bonitos da fauna brasileira, as Araras possuem características marcantes como um bico curvo resistente que é utilizado para quebrar frutos e sementes. Até hoje, de acordo com estudos, foram encontrados 18 espécies. Elas estão divididas por toda América tropical, inclusive, na Floresta Amazônica. Os tipos mais frequentes são: arara-canindé (Ara Ararauna), a arara-canga (Ara macao), a arara-vermelha-grande (Ara chloroptera), a arara-azul-grande e a arara- azul-de-lear.

O Habitat natural das Araras fica localizado nas copas das árvores mais frondosas enquanto os ninhos são construídos em ocos de árvores. Elas se alimentam, especialmente, de frutas, sementes, insetos e castanhas.

4 – A Anta é um dos animais mais difíceis de encontrar durante o dia na Amazônia porque fica escondida na floresta. Apesar de sair para pastar somente à noite, é possível notar a sua presença por causa das marcas de suas partas. Isso acontece devido ao banho noturno, com água e lama, que elas costumam tomar. É comum encontrar as marcas nas trilhas abertas na floresta, nas margens dos rios e no fundo das lagoas.

5 – Nos rios e lagos da Amazônia vive uma das maiores serpentes não – venenosas do mundo: a Sucuri. Ela tem um peso que varia entre 30 e 90 quilos e, apesar da ausência de um veneno, mata as presas por sufocamento. Por ter o maxilar inferior divido em duas partes, a sucuri tem a capacidade de abrir a boca para engolir tanto animas pequenos como grandes,entre eles, capivaras e veados. Para se ter uma Ideia, já foram capturadas sucuris com até 10 metros.

6 – Hoje, vários animais da Amazônia estão em extinção. Entre eles: arara vermelha, ararinha Azul, lobo Guará, macaco-prego, onça Pintada, onça parda.

Link do texto: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/animais-da-amazonia